sexta-feira, 16 de julho de 2010

Evolucionismo ou Criacionismo


O Ser Humano desde tempos remotos tem procurado encontrar diversas respostas quanto a sua existência, dentre estas como surgiu. E após inúmeras especulações, histórias, crenças e pesquisas científicas, atualmente duas idéias se antagonizam: a da evolução das espécies, que diz que o Homem, assim como os demais organismos conhecidos, evoluiu durante milhões de anos a partir de formas de vida simples até chegar ao Homo sapiens atual; e a da criação divina, que prega o Homem e todas as criaturas conhecidas como produtos de uma criação de Deus realizada em sete dias há alguns milhares de anos e que se mantém desde o início da Criação até os dias de hoje. Tais teorias se contrapõem não somente em seus fundamentos, mas também nas suas bases de formulações, sendo a primeira baseada em evidências científicas e a segunda no livro Gênesis da Bíblia Sagrada.

Os fundamentos da evolução das espécies (e do Ser Humano) parecem ser irrefutáveis diante das inúmeras evidências científicas dos níveis de organização dos seres vivos, dos processos de extinções naturais, das especiações e das adaptações. Torna-se difícil pensar que a evolução do Homem não aconteceu e que nós surgimos no Planeta há poucos milhares de anos exatamente da forma que somos hoje.

Por outro lado, os argumentos da teoria criacionista não asseguram de maneira raciocinada a origem do Ser Humano, pois são baseados em uma história que conta de uma forma romântica como um Adão e Eva povoaram toda a Terra. Em Genesis não há indícios científicos de como se deu o surgimento do Homem. Há ainda as contradições, como o episódio em que um dos filhos do primeiro casal formou família em outra região. Tudo isto torna esta teoria questionável.

Contudo, o que é mais inquietante diante das evidências concretas que surgimos a partir de matéria inorgânica, de moléculas orgânicas simples, de células primitivas, de células complexas, de organismos simples e demais níveis de organização, é alguns pensadores não levarem em conta que tudo isso foi pode ter sido regido por Deus, já que não há como dissociar a Natureza da Providência Divina. Por que não acreditar que a origem e evolução das espécies foram a maneira utilizada por Deus para a Criação? Qual o motivo racional e coerente para não pensar que a Divindade promoveu toda a Criação através de fenômenos lentos, naturais e compreensíveis? Será que há motivos para não pensar na força de Deus por trás da evolução?

De qualquer maneira, independentemente da teoria que cada um acredite, o fato é que evidências científicas, por mais robustas que sejam, não agradam a todos, mesmo que convençam. Por isso é importante que mesmo com as respostas científicas em evidência nunca se deixe de lado a busca por entender como a Providência atua.

E vocês, o que pensam?