segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Será que tudo que achamos ser descartável realmente é?



Quando estudei a disciplina de ciências no ensino fundamental, lembro que minha professora dizia assim: “os recursos do nosso planeta são classificados em recursos esgotáveis e recursos inesgotáveis. Os recursos esgotáveis são aqueles criados pelo homem, como os carros, as máquinas, etc., que com o tempo se acabam. Os recursos inesgotáveis são os naturais, como a água que bebemos e o ar que respiramos”. Este conceito é válido atualmente? Os recursos naturais ainda são vistos como inesgotáveis? Certamente não. O melhor exemplo para percebermos o quanto já agredimos nossos recursos naturais é a água, a qual tem uma previsão de escassez em um futuro bem próximo.

Ainda tomando o exemplo da água, por esta ser uma substância essencial à vida e com situação preocupante, nós podemos fazer muita reciclagem com a água que utilizamos diariamente. Por exemplo, a água residual dos banhos pode ser reutilizada para regar plantas; a água proveniente da lavagem de roupa pode ser reutilizada por aquelas pessoas que lavam frequentemente suas calçadas; ou ainda utilizadas em descargas sanitárias. Pode até ser que isso pareça difícil ou até mesmo ridículo, mas acreditem, a tendência é futuramente sermos obrigados a fazer isso se quisermos ter um banheiro limpo, um jardim bonito ou uma calçada sem tanta sujeira.

Outro comportamente que observo muito, principalmente nos locais de trabalho, é o uso indiscriminado de “copos descartáveis”. Por que um copo de plástico não pode ser utilizado mais de uma vez pela mesma pessoa? Por que nós não possuímos o hábito de “adotar” por um dia ou por um expediente um copo? Ao invés disso, utilizamos por dia dois, três, quatro ou quantos copos forem “necessários”. Ou inda, já que estamos no mesmo local de trabalho todos os dias, por que não levamos de casa um copo? O qual será usado individualmente sem a necessidade de gastarmos vários copos descartáveis por dia.

Um outro exemplo muito comum e que além de existir no ambiente de trabalho se estende as nossas casas, é o uso sem ponderação do papel. Geralmente utilizamos um único lado das folhas de papel, se erramos uma só palavra amassamos e jogamos toda aquela enorme folha de papel no lixo, muitas vezes escrevemos duas ou três linhas e todo o restante do papel fica inutilizado. Por que não utilizamos toda a folha de papel? Ou como rascunho ou até mesmo como anotações importantes? Será ridículo economizar alguns reais e fazer um caderno de folhas recicladas oriundas de impressões erradas? Ou será mais ridículo um caderno daqui a 50 anos custar 10 vezes mais que hoje porque nossa sociedade não pratica coisas simples como estas?

Estes são alguns dos exemplos que podem fazer alguma diferença no grande problema de usar recursos que outrora pareciam inesgotáveis, mas que hoje são notadamente esgotáveis, além de fazerem uma grande diferença direta no tocante à produção de lixo, o qual é um outro problema principalmente das grandes cidades.

Não estou aqui afirmando que essas atitudes são fáceis de serem inseridas em nossa cultura, mas estou dizendo que nós podemos fazer algo, mesmo que seja individualmente. Também não quero afirmar que reciclar água, papel, plástico ou qualquer outro material seja uma ação simples, mas é como sempre digo: “fazer o que é certo sempre tem um custo, seja ele financeiro, seja ele no tempo que se gasta, seja ele na vontade de raciocinar.” Acima desse preço a grande mensagem é que nós podemos fazer a diferença quando agimos corretamente.

E vocês meus amigos, o que acham?

2 comentários:

  1. Ricardo, gostei muito do início nostálgico desse texto, quando você cita nosso aprendizado sobre fontes esgotáveis e inesgotáveis, e é engraçado porque tenho certeza que na cabeça do nossos educadores não passava a possibilidade desses conceitos mudarem. Esse lance de economizar copos descartáveis já está passando do tempo de ser praticado, sinceramente uma forma de resolver isso, seria a empresa por exemplo, disponibilizar copos descartáveis apenas na segunda-feira, e quem quiser passar a semana tomando água, guarde esse copo. Ou, adotar seu conselho de levar um copo de casa ou ainda com um pouco de custo, a empresa divulgar garrafinhas com a logomarca da empresa para os funcionários e não disponibilizar mais copos para os mesmos, com isso, ainda dava pra fazer uma propaganda legal da empresa.
    Reaproveitamento de papel é a coisa mais fácil de ser feita, todos nós precisamos de papel para rascunho, bilhetes, notas rápidas, mas infelizmente muito papel utilizável vai para o lixo, às vezes até papel perfeitamente limpo, mas com uma dobra qualquer é jogado fora.

    Outra coisa bacana que deve ser adotada pelas pessoas, é o uso de sistema de coleta da água das chuvas para ser usada em descargas, chuveiros e demais aplicações que não exija água potável.
    Ontem vi uma matéria bacana sobre reciclagem de óleo lubrificante de automóveis, a matéria encontra-se nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=8i4tjyGPX6I
    Enfim, como você mesmo disse, não é fácil, porém hoje é necessário reaproveitar.
    Parabéns por mais um texto instigante e bioconscientizador. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. É nenê... essa questão de aprendizado é bastante complicada... a nossa cultura de que a água é inesgotável, que podemos despejar o esgoto no mar com o incrivel pensamento de que ele dissolve tudo e tal, foi a grande responsável pela derrocada do nosso planeta.Lembrando de coisas da infância,pq se vê tanto lixo em matas e beira de estrada?? pq qndo eu era criança era comum dizer: "Joga no mato"! qualquer coisa que não se queria ou não servia mais... a única possivel solução para uma mudança de hábito geral seria a implantação da Educação Ambiental nas escolas desde de cedo, afim de que a criança tenha noção de responsabilidade ambiental desde de cedo.Não tarefa fácil acho q as pessoas mais antigas mudarem seus hábitos... por exemplo ,meu vó planta feijão e usa agrotóxico quando tem alguma praga, se vc for explicar que essa prática é inconrreta, que faz mal as pessoas que irão consumir esse feijão e tbm a fauna existente na região onde se é plantado, ele vai mandar vc se "catar" e procurar o que fazer no minimo! ele não entenderá e vc ainda vai se tornar um chato que não sab de nada pra ele...é um processo bastante lento e muitas vezes sem sucesso...mas como diz o sábio "Juntos chegaremos lá" pela EA e assim no trabalho de coscientização geral.

    ResponderExcluir