sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Você acredita que seu padrão de vida é sustentável para o planeta Terra?
Segundo os dados estatísticos atuais, hoje vivemos uma crise de superpopulação mundial. A Terra hoje não suporta a população da espécie humana, ou seja, o nosso crescimento extrapolou a capacidade de suporte do planeta. Estima-se hoje que para a população humana sustentar-se adequadamente seriam necessários 1,4 planetas Terra.
Contudo, essas estimativas são baseadas na idéia de que cada um de nós necessita de 1,9 hectares de área disponível (sem contar com áreas mínimas preservadas) para vivermos adequadamente. O grande problema da superpopulação de nossa espécie é potencializado ainda mais porque a grande maioria das pessoas vive em padrões que exigem mais que a área disponível necessária.
Associado a idéia de superpopulação e área necessária para estilo de vida entra uma idéia relativamente nova: a pegada ecológica. Para entendermos melhor isso imaginemos uma pessoa caminhando na areia da praia e, ao passo que ela caminha mais veloz as marcas que seus pés deixam na areia são mais profundas. Da mesma forma, imaginemos agora uma pessoa mais pesada que a anterior, a qual obviamente irá produzir pegadas mais profundas que a primeira. A “pegada ecológica” é isso, a quantidade de área do planeta que a população humana, a população de um país, ou mesmo um indivíduo, exigem de acordo com seu modo de vida (velocidade dos passos ou peso da pessoa na analogia), assim deixando sua pegada. Hoje existem artifícios matemáticos e sociológicos que permitem cálculos sobre a pegada ecológica de cada pessoa.
Uma coisa que me chama muito a atenção diante de tudo isso, é que nós que vivemos em um país de terceiro mundo e que não desfrutamos da tecnologia e conforto que outros povos desfrutam, achamos, equivocadamente, que vivemos de forma sustentável ou biologicamente correta. Isso se torna até engraçado pela “inocência” que temos em achar que porque separamos o lixo, apagamos as luzes quando saímos de casa e damos preferência a produtos orgânicos, dentre outros inúmeros possíveis exemplos, possuímos um estilo de vida sustentável para o planeta. Quanta ilusão!
Sei que alguns de vocês podem até achar esse meu pensamento ridículo. Em contrapartida, convido os que pensam como eu e os que discordam de mim para duas provocações fáceis de serem aceitas:
1ª – realizar um cálculo da sua pegada ecológica. Isso pode ser feito em inúmeros sites confiáveis, aqui sugiro dois: http://www.pegadaecologica.org.br/, que é em português e muito simples e o http://www.powerhousemuseum.com/education/ecologic/bigfoot/bigfoot2007/, o qual é em inglês e mais detalhado que o primeiro;
2ª – após o cálculo, fazer um comentário e dizer quanto em hectares seu estilo de vida exige de área e quanto do planeta é necessário para você. O cálculo dá ambas as respostas.
Caros amigos, se vocês fizerem o teste não se assustem com os resultados, pelo contrário, reflitam, raciocinem e comentem o que pensavam antes e o que pensam sobre o assunto após o teste. Sugiram algo que possa ser realmente útil para um estilo de vida mais sustentável. Questionamentos e oposição de pensamentos também são bem-vindos, afinal, é disso que nascem as grandes idéias.
Um abraço a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse lance de pegada ecológica, é mesmo alarmante. Segundo o teste, se cada pessoa no planeta adotasse o seu estilo de vida, seriam necessárias 3 TERRAS para suprir as necessidades da humanidade. E olhe que achei que estava arrebentando nas respostas que escolhi.
ResponderExcluirMelhorar essa pegada é complicado por mexer até nos hábitos alimentares, pois até então eu achava que isso só ferrava a mim mesmo. Mas é hora de tomar consciência.
Mais uma ótima informação Ricardo. Parabéns.